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Faça a Diferença.

É preciso ser criativo e comprometido com seus sonhos e mostrar que seus colaboradores também fazem parte deles. São esses fatores que nos levam a melhorar a cada dia.

Por Adriano Roberto Schinetz

O setor em que atuamos passa por modificações constantes. A regra é adaptar-se, já que isso faz parte do processo de evolução.
Qualquer farmácia, nos dias atuais, pode ser considerada um mundo infinito de possibilidades. Há uma quantidade de conhecimento a ser aprendido que está muito à frente do que é praticado mesmo nas melhores empresas do varejo farmacêutico.
Hoje há a extrema necessidade de se especializar, aprender novas técnicas gerenciais, liderar melhor seus funcionários e entender realmente sua empresa. Porém, de nada adiantará se esses conhecimentos não forem colocados em prática em ações que possibilitem uma melhora gradativa a cada dia que passa.
Enfim, é preciso mudança em nosso comportamento.

Dentro desse pressuposto, quero listar algumas ações que precisam começar a ser mais bem analisadas. São elas:
1 – Não tenha medo da mudança; hoje ela se faz necessária. Gerenciar uma farmácia é seguir em busca de resultados cada vez melhores baseando-se em metas e processos de mudanças. 

2 – Trabalhe sua empresa focando inicialmente o seu cliente, seus custos e principalmente seus funcionários.

3 – Desenvolva um pensamento analítico. Seja crítico e nunca se acomode com bons resultados. Exija ótimos resultados de você e de seus funcionários. 

4 – Invista na melhoria de seus conhecimentos e de seus funcionários. Treine constantemente.

5 – Tenha um processo bem alinhado de ações. Quanto maior a persistência nelas, maior será a possibilidade de obter conhecimentos e promover melhorias dentro da farmácia.

6 – Melhore periodicamente seus processos internos e tenha uma gestão correta de informações, seja de seus clientes ou de seus concorrentes. 

7 – Sempre confira se os planos de ações ou seus processos estão sendo executados de forma correta. Confiar em seus funcionários é bom, conferir suas ações é melhor.

8 – Crie o hábito de planejar suas ações e conferir seus resultados. De nada adiantará planejá-las, colocá-las em prática e não conferir seus resultados.

9 – E por fim, mude sua cultura de pensar com relação a seu trabalho e sua empresa. Seu conhecimento é importante e será mais bem aproveitado em ações estratégicas e não em trabalhos operacionais. Trabalhos operacionais precisam ser feitos pelos funcionários. 

Lembre-se: a mudança é necessária, pois faz parte do processo de evolução do mercado em que atuamos. Não tenha medo, faça a diferença, mude.

Fonte: Revista Guia da Farmácia.

Inovando para simplificar
300
Vendedores
60
Ger./Sup.
18000000
Plan. Vendas
12000000
Plan. Compras